Estas são algumas sugestões simples para pessoas que estão dispostas a fazer uma experiência. Pode descobrir por si próprio a coisa mais importante e mais prática que qualquer ser humano pode alguma vez aprender, como estar em contacto com Deus.
Tudo o que é necessário é a vontade de experimentar honestamente. Todas as pessoas que o fizeram de forma consistente e sincera descobriram que realmente funciona.
Antes de começar, examine estes pontos fundamentais. Eles são verdadeiros e baseiam-se na experiência de milhares de pessoas.
- Deus está vivo. Ele sempre esteve e Ele sempre estará.
- Deus sabe tudo.
- Deus pode fazer tudo.
- Deus pode estar em todo o lado, em todos os sítios ao mesmo tempo. (Estas são as diferenças importantes entre Deus e nós, seres humanos).
- Deus é invisível – não podemos O podemos ver nem Lhe podemos tocar – mas, Deus está aqui. Ele está convosco agora. Ele está ao nosso lado. Ele rodeia-nos. Ele enche a sala ou o lugar onde estás neste momento. Ele está dentro de ti agora. Ele está no teu coração.
- Deus preocupa-se muito contigo. Ele está interessado em ti. Ele tem um plano para a tua vida. Ele tem uma resposta para cada necessidade e problema que enfrentas.
- Deus irá dizer-te tudo o que precisas de saber. Ele nem sempre te dirá tudo o que queres saber.
- Deus irá ajudar-te a fazer tudo o que Ele te pedir para fazeres.
- Qualquer pessoa pode estar em contacto com Deus, em qualquer lugar e em qualquer altura, se obedecer às condições para tal.
Estas são as condições:
- Ficar em silêncio e quieto
- Ouvir
- Ser honesto sobre cada pensamento que vem
- Testar os pensamentos para ter a certeza de que vêm de Deus
- Obedecer
Assim, com estes elementos básicos como pano de fundo, aqui estão algumas sugestões específicas sobre Como Ouvir Deus:
- Tome o tempo necessário
Encontre algum lugar e tempo onde possa estar sozinho, sossegado e sem ser perturbado. A maioria das pessoas descobriu que a madrugada é o melhor momento. Tenha consigo papel e caneta ou lápis. - Relaxe
Sentar-se numa posição confortável. Relaxe conscientemente todos os seus músculos. Esteja solto. Não há pressa. Não é preciso fazer esforço durante estes minutos. Deus não pode chegar até nós se estivermos tensos e ansiosos por responsabilidades posteriores. - Sintonize
Abra o seu coração a Deus. Em silêncio ou em voz alta, basta dizer a Deus de uma forma natural que gostaria de encontrar o Seu plano para a sua vida – você quer a Sua resposta para o problema ou situação que está a enfrentar agora mesmo. Seja específico no seu pedido. - Ouça
Fique quieto, calmo e relaxado. Deixe a sua mente “solta”. Deixe Deus falar. Pensamentos, ideias e impressões começarão a entrar na sua mente e no seu coração. Esteja alerta e atento e aberto a todos eles. - Escreva!
Aqui está a chave importante para todo o processo. Escreva tudo o que lhe vier à mente. Tudo. Escrever é simplesmente um meio de registo, para que se possa lembrar mais tarde. Não separe ou edite os seus pensamentos neste momento.
Não diga a si mesmo:
– Este pensamento não é importante;
– Isto é apenas um pensamento vulgar;
– Isto não pode ser uma orientação;
– Isto não é agradável;
– Isto não pode vir de Deus;
– Isto sou apenas eu a pensar…, etc.
Escreva tudo o que passa pela sua mente:
– Nomes de pessoas;
– Coisas a fazer;
– Coisas a dizer;
– Coisas que estão erradas e que precisam de ser corrigidas.
Escreva tudo:
– Pensamentos bons – Pensamentos maus;
– Pensamentos confortáveis – pensamentos desconfortáveis;
– Pensamentos “sagrados” – pensamentos “profanos”;
– Pensamentos sensatos – pensamentos “loucos”.
Seja honesto! Escreva tudo! Um pensamento vem rapidamente, e escapa ainda mais rapidamente, a menos que seja capturado e posto no chão. - Teste
Quando o fluxo de pensamentos abrandar, pare. Dê uma olhadela ao que escreveu. Nem todos os pensamentos que temos vêm de Deus. Por isso, precisamos de testar os nossos pensamentos. É aqui que o registo escrito nos ajuda a poder olhar para eles.
a-) Estes pensamentos são completamente honestos, puros, altruístas e amorosos?
b-) Estes pensamentos estão de acordo com os meus deveres para com a minha família – para com a minha comunidade?
c-) Estes pensamentos estão em conformidade com a minha compreensão dos ensinamentos encontrados na nossa literatura espiritual? - Verifique
Falem com outras pessoas sobre o que escreveram. Muitas pessoas fazem isto. Dizem uns aos outros qual a orientação que lhes foi dada. Este é o segredo da unidade. Há sempre três lados em cada questão – o seu lado, o meu lado, e o lado certo. A orientação mostra-nos qual é o lado certo – não quem está certo, mas o que está certo. - Obedeça
Ponha ação nos pensamentos que vieram. Só terá a certeza das orientações à medida que as for seguindo. Um leme não guia um barco até que o barco esteja em movimento. À medida que obedece, muito frequentemente os resultados irão convencê-lo de que está no caminho certo. - Bloqueios
E se parecer que não tenho pensamentos definidos? A orientação de Deus é tão livre e disponível como o ar que respiramos. Se não estou a receber pensamentos orientadores quando ouço, a culpa não é de Deus.
Normalmente é porque há algo que eu não farei:
– Algo de errado na minha vida que não quero enfrentar e corrigir;
– Um hábito ou indulgência de que não quero desistir;
– Uma pessoa a quem eu não perdoarei;
– Uma relação errada na minha vida, de que não desistirei;
– Uma restituição que não farei;
– Algo que Deus já me disse para fazer e a quem não obedeço.
Verifique estes pontos e seja honesto. Depois tente ouvir novamente. - Erros e falhas
Suponhamos que cometo um erro e faço algo em nome de Deus que não está certo? Claro que cometemos erros. Somos humanos com muitas falhas. No entanto, Deus irá sempre honrar a nossa sinceridade.
Ele irá trabalhar em cada erro honesto que cometermos. Ele ajudar-nos-á a corrigi-lo. Mas, lembre-se disto! Por vezes, quando obedecemos a Deus, outra pessoa pode não gostar ou concordar. Portanto, quando há oposição, isso nem sempre significa que se cometeu um erro. Pode significar que a outra pessoa não quer saber ou não quer fazer o que é correto.
E se eu não fizer algo que me foi dito e a oportunidade de o fazer passar? Só há uma coisa a fazer. Ficar bem com Deus. Dizer-Lhe que se lamenta. Pedir-Lhe perdão, depois aceitar o Seu perdão e começar de novo. Deus é o nosso Pai – Ele não é uma calculadora impessoal. Ele é muito melhor do que nós. - Resultados
Nunca sabemos como é nadar até entrarmos na água e tentarmos. Nunca saberemos o que é isto até o experimentarmos sinceramente.
Cada pessoa que experimentou honestamente descobre que uma sabedoria, que não a sua, entra nas sua mentes e que um Poder superior ao poder humano começa a funcionar nas suas vidas. Trata-se de uma aventura sem fim.
Há um modo de vida, para todos, em todo o lado. Qualquer pessoa pode estar em contacto com o Deus vivo, em qualquer lugar, a qualquer momento, se cumprirmos com as Suas condições:
Quando o homem ouve, Deus fala.
Quando o homem obedece, Deus age.
Esta é a lei da oração.
O plano de Deus para este mundo avança através da vida das pessoas comuns que estão dispostas a ser governadas por Ele.
Escrito no final da década de 1930 por John E. Batterson
(Um amigo pessoal do Dr. Bob, co-fundador de A.A.)