Nas reuniões de recuperação encontrará uma secção transversal da humanidade sem nada em comum, excepto as suas adições. Existem, contudo, alguns estereótipos no mundo dos 12 passos.
Reconhece algum destes tipos?
1-) O 13º Passo – Esta pessoa faz das relações com recém-chegados que estão nos seus primeiros 60 dias de sobriedade um desporto. Ao contrário do paradigma homem/mulher mais velhos com pessoas mais novas, os vulneráveis recém-chegados/as à recuperação são muito mais fáceis de impressionar com conversas suaves e “encontros de café” após a reunião do que uma pessoa mais antiga que consegue perceber o jogo de um 13th-stepper.
2-) O Batido no Livro – Estas pessoas recitam passagens do Big Book de cabeça, deixando-as muitas vezes cair numa conversa casual. “Eu estava a caminho de me irritar e explodir e depois lembrei-me, do que diz no Livro, “A aceitação é a resposta para todos os meus problemas hoje em dia’, página 202”. O Batido no Livro é conhecido pela sua capacidade de citar frase do Big Book sobre qualquer tema. Também é fluente em “12 & 12″ e “Na opinião de Bill”.
3-) O Caçador de Reuniões – Existem 48 reuniões de recuperação por semana na sua área e de alguma forma este membro está presente em todas elas. AA, CA, NA, SLAA, a caça de reuniões. Reconheça-o pelo seu hálito a café e carinho pela saudação, “Não te vejo numa reunião há algum tempo”!
4-) O Para-Sempre-No-Quarto – Este tipo está sempre no meio do seu quarto passo. Ele dir-lhe-á como o quarto passo está a dar-lhe uma tareia e como é difícil “ser honesto”. Ele está sempre à procura de um novo padrinho em quem possa confiar, que realmente “o entenda”. Conhece-o pela sua vontade de começar os passos de poucos em poucos meses, sem nunca chegar aos quinto.
5-) O Slogans – Este “amigo de Bill W” diz slogans de recuperação como se ele próprio os tivesse escrito. Ela gosta de lembrar os outros, “viver e deixar viver”. Ela vive a vida “um dia de cada vez” e é conhecido por “esperar o milagre”. Ela “mantém as coisas simples” e “funciona para ele, se trabalhar para isso”. Reconhecível pelo seu afecto por adereços com simbolos das irmandades e pelo seu autocolante no pára-choques do Ford Fiesta “Vai com calma, mas vai!”.
6-) O Contador de Dias – Este adito tem uma calculadora de sobriedade no seu iPhone e mal pode esperar para se apresentar pelo seu nome, a sua adição e o número de dias de sobriedade que tem. Ele felicita aqueles que celebram um aniversário de recuperação com um grito de “Três anos? Isso são 1.095 dias! Wow!”
7-) O Nuvem Côr-de-Rosa – Este tipo tem 42 dias e está a sentir-se fantástico! A sobriedade ajudou-o a recompor a sua vida! Ele está a aprender tanto sobre si! A obsessão de usar foi removida! Ele encontrou um poder superior e as reuniões são espetaculares! As coisas realmente, nunca, nunca foram melhores! Conhecê-lo-ão como o saudador entusiasta à porta, que ainda não tem um padrinho.
8- ) O Telefonista – Muitas vezes recém-chegado, conhece-se bem o topo da cabeça desta pessoa, uma vez que o seu rosto está sempre apontado para baixo em direcção ao seu telefone. Ele tecla energicamente antes das reuniões parecer ocupado e evitar fazer contacto visual directo ou conhecer novas pessoas. Encontre-a em SeNãoOlhoParaTiSouInvísivel.com, #assustado, #sounovoaqui e #nãofalescomigofalacomigo.
9-) O Chorão – Ela vai chorar e acenar com a cabeça dujrante a leitura de “Como funciona”. Ela vai soluçar durante a partilha principal. Podem ser lágrimas de alegria ou lágrimas de tristeza, mas são lágrimas e ele tem um recurso infinito de lágrimas. Encontre o Chorão seguindo o rasto de lenços de papel enrolados que conduzem aos bolos.
10-) O Veterano – Ele tem mais anos sóbrio do que o Dr. Bob se estivesse vivo. Ele já viu miúdos sabichões como tu antes e sugere “senta-te à frente, cala-te e ouve”. Se é a tua primeira reunião, ele diz-te: “Parabéns, se ficares por cá e fizeres o que te dizem, talvez não morras”. O seu lema é “És recém-chegado até teres 10 anos”. Vais reconhecê-lo como o tipo de quem costumas ter medo até que ele te salva a vida.